UM PEDACINHO DA EUROPA COM  JEITINHO MINEIRO.

Monte Verde conquistou sua fama por suas próprias qualidades. Uma delas, é o seu jeito europeu temperado pelas montanhas e cozinha mineiras. Reúne os mesmos atrativos da agitada Campos do Jordão, mas com a tranqüilidade de uma pequena cidade do interior.

Situada em altitudes que variam entre 1500 e 1600 metros, Monte Verde apresenta um clima frio e seco, característico de regiões montanhosas. No inverno, é comum as temperaturas cairem abaixo de zero, fazendo do frio um de seus principais atrativos. No verão, as temperaturas são mais amenas, com dias ensolarados e noites deliciosamente frescas.

Assim, Monte Verde pode ser desfrutado o ano inteiro. O distrito é mais procurado no inverno, quando os turistas melhor desfrutam de caminhadas, saboreiam fondues, massas, chocolates quentes, cafés e chás, trutas e outras comidas de diversas cozinhas, com destaque para a alemã e a mineira.

 

Existem diversas opções de pousadas, hotéis e aluguel de chalés, para todos os gostos e bolsos. E também, uma diversidade de lojas de roupas de inverno (malhas, lã, moletons, etc), artesanato, perfumes, cerâmicas e doces.

A HISTÓRIA DE MONTE VERDE

COMEÇA COM UM JOVEM LETÃO.

Monte Verde começa a sua história em 1938, quando o jovem casal Verner e Emília Grinberg, recém-casados e em viagem de lua-de-mel, decidem comprar terras em Campos do Jaguari, cujo clima ameno e vegetação faziam lembrar a Europa. 

Eles construíram a primeira casa e depois foram comprando, aos poucos, outras fazendas próximas. Passaram a fornecer hospedagem aos viajantes que passavam por ali e, para isso, construíram o hotel Pinus, o primeiro de Monte Verde. 

Verner Grinberg (1910-2006) comprou tantas terras que praticamente se tornou o dono daquela vila que, por isso recebeu seu nome: em alemão, grin quer dizer ”verde“ e berg significa “monte”. A partir de 1950, ele inicia o loteamento de suas terras como fonte de renda, cuidando da infra-estrutura da vila, contratando operários da construção civil para abrirem ruas e promoverem a urbanização da Vila.

A partir dali, a Vila passa a atrair europeus e paulistas que se estabelecem e continuam a escrever a história iniciada pelo jovem casal.

MONTE VERDE TEM

DIVERSÃO E PASSEIOS PARA TODAS AS IDADES.

De uma simples caminhada por suas ruas e trilhas até os esportes mais radicais como rafting e motocross, Monte Verde reserva experiências inesquecíveis. Confira abaixo algumas dicas:

PASSEIO DE MOTO OU BIKE

Escolha uma ou as duas atividades! Devagar, curtindo a paisagem ou off-road radical, Monte Verde tem uma excelente pista e lindas trilhas dentro e no seu entorno. Você pode alugar e curtir Monte Verde sobre duas rodas. 

PASSEIO A CAVALO

Todos os dias, com o acompanhamento de guias, você fazer passeios pelas ruas e bosques de Monte Verde. 

CAMINHADAS PELAS RUAS E TRILHAS

Passear pelas ruas de Monte Verde, já é uma ótima pedida. Mas o ponto alto são as trilhas para os picos. 

São cinco pontos: Platô (o de mais fácil acesso), Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e Pico do Selado (este último mais longínquo e demorado). Todos eles, sem exceção, proporcionam uma vista deslumbrante de Monte Verde e toda a região.

As subidas podem variar de 1 a 3 horas.

Para a melhor idade, há passeios por bosques e trilhas apropriados, com acompanhamento de guias.

PASSEIO DE QUADRICICLO

A maior empresa de quadriciclos do Brasil está em Monte Verde. Ela promove passeios monitorados guiando os turistas a lugares belíssimos.

Os baixinhos não ficam de fora pois há uma pista para eles com equipamento de proteção e carinhosa supervisão.

RAPEL

Para quem gosta de praticar rapel, Monte Verde tem empresas especializadas, com equipamento profissional e treinamento adequado.

RAFTING

Se você gosta de emoção na água, essa é uma ótima dica. Em Monte Verde, ele é feito por empresa especializada e profissional no Rio Jaguary.

PASSEIO DE JEEP 4x4

Várias empresas promovem passeios pela cidade (city tour) ou pelas diversas trilhas do seu entorno e até para as cidades vizinhas. Confira!

PATINAÇÃO NO GELO

Excelente opção para todas as idades. Venha conhecer a única e tradicional pista de gêlo, na Avenida Monte Verde. Conta com instrutores e equipamentos para sua segurança.

MEGA TIROLESA

E ARBORISMO

Um verdadeiro

contato com a

natureza, com muita emoção e diversão.

Para as crianças, existe a Tirolesa Infantil. Tudo com muita segurança e profissionais qualificados.

VOO PANORÂMICO 

No aeroporto mais alto do país (1.560 metros acima do nível do mar) é possível fazer voos panorâmicos com duração que varia de 15 minutos (sobrevoo sobre Monte Verde) a 1 hora (Monte Verde e Campos do Jordão).

CAMINHADA DA CACHOEIRA

A 3 km de Monte Verde inserida na Fazenda Itapuá, a caminhada da Cachoeira é um lindo passeio aberto ao público, às margens do rio que corta a Fazenda. Privilegiada pela sua exuberante mata nativa, são 3 km de uma trilha para todas as idades, com muito verde, sombra e cenários belíssimos. Na volta, pare na piscina e desfrute de uma bela vista para o vale de araucárias centenárias. Para chegar lá, siga a sinalização na estrada Monte Verde - Camanducaia.

CASCATA DA SIRIEMA 

A 1.600 metros da TUCANO, em passeio superagradável, você pode conhecer essa cascata que se diferencia por possuir dois poços, uma queda maior e uma pequena cascata. A área em seu entorno é preservada e conservada pelos moradores vizinhos.

ORQUIDÁRIO

O orquidário possui

em sua coleção

cerca de 1.500

espécies distintas de

orquídeas e 150 de

carnívoras. Tem ainda

varios tipos de bromélias, cactos, suculentas e plantas exóticas.

As estufas são abertas à visitação e comércio. O orquidário promove, também, cursos e palestras.

UNGER'S POTTERY HOUSE

A artista plástica paulistana Paula Unger, mantém a muitos anos, em Monte Verde, uma galeria de arte contemporânea, onde expõe suas obras em cerâmica e de outros artistas contemporâneos, em um espaço de 3.000 m2 em total integração com a natureza. Lá, você poderá contemplar obras de arte, objetos decorativos, utilitários e peças especiais para jardim, como fontes, tocheiros, banheiras e comedouros de passarinhos.

MONTE VERDE EM IMAGENS (Clique nas imagens para ampliá-las)

Geada
Geada
Pedras com tapete de nuvens
Pedras com tapete de nuvens
Platô com neblina
Platô com neblina
Geada
Geada
Shopping Celeiro
Shopping Celeiro
Pedra Redonda
Pedra Redonda
Geada pela manhã
Geada pela manhã
Portal de Monte Verde
Portal de Monte Verde
Tirolesa infantil
Tirolesa infantil
Monte Verde encoberta
Monte Verde encoberta
Avenida Monte Verde
Avenida Monte Verde
Shopping Inverness
Shopping Inverness
Vista do Platô
Vista do Platô
Passeio de quadriciclo
Passeio de quadriciclo
Shopping Celeiro
Shopping Celeiro

TELEFONES ÚTEIS

SOCORRO MECÂNICO

(35) 9925-1748

(35) 3438-1556

BORRACHARIA

(35) 3438-1770

(35) 3438-1556

TAXI

(35) 8844-6944

(35) 9967-0012

VIAÇÃO CAMBUÍ

(11) 2221-4165 - São Paulo

(35) 3431-3000 - Cambuí

CORREIOS

(35) 3438-2264

ÓRGÃOS PÚBLICOS

SUB-PREFEITURA

(35) 3438-1158

SECRETARIA DE TURISMO

(35) 3438-2781

BANCOS

BRADESCO (ag. 1020)

(35) 3438-2224/2212

BANCO DO BRASIL

Guichê nos CORREIOS

Av. Monte Verde, 2174

CAIXA

Lotérica Monte Verde

Rua Pedra Partida, 202

CAIXAS ELETRÔNICOS

ITAÚ - CAIXA - BB

Av. Monte Verde

ASSOCIAÇÃO DE HOTÉIS E POUSADAS DE MONTE VERDE - AHPMV

(35) 3438-1839

POLÍCIA MILITAR

190 - EMERGÊNCIA

(35) 9115-0641

(35) 3438-2876

SERVIÇOS DE SAÚDE

PRONTO SOCORRO 24H

(35) 3438-1682

HOSPITAL (ABVM)

(35) 3438-1595/1474

SANTA CASA (Camanducaia)

(35) 3433-1414

DROGARIA

(35) 3438-1616

(35) 3438-2219

IGREJAS

BATISTA

(35) 3438-1295

CATÓLICA

(35) 3438-1392

ASSEMBLÉIA DE DEUS

(35) 3438-1968